nome blog

3 de maio de 2014

Pin Up e Afins

Marilyn Monroe. Foi uma atriz, cantora e modelo norte-americana, símbolo do pin up nos anos 50.

Em meio à tantos estilos, Pin Up é um que, embora modificado com o tempo, prevalece até hoje, em especial em mulheres de personalidade, já que pin up é um estilo ousado, sexy, erótico e ao mesmo tempo meigo!

O que me chamou atenção nesse estilo foi que, embora eu não o tenha adotado, achei super diferente e quis apresentá-lo para vocês. Mas o que realmente me chamou atenção foi a adaptação de mulheres modernas que tornaram pin up um estilo menos erótico e mais fofo, sem retirar a essência do que é pin up!

Afinal, Pin Up é um estilo ou um modo de ser? Será que há como adotar o estilo sem mostrar demais, ou o erotismo do pin up está diretamente ligado a semi-nudez feminina? O que dizer sobre os looks pin up que são comportados e ainda sim sexys?

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse estilo e o que ele se tornou? É só clicar em Continue Lendo!

O que foi Pin Up? Qual a sua origem?
Pin up são imagens de mulheres com forte atrativo sensual, as quais eram, geralmente, atrizes e modelos, que fizeram parte da cultura pop. Portanto, nada mais eram que ilustrações, pinturas ou fotografias das mulheres da época, sempre com uma exibição informal e um tipo leve de erotismo. 
O termo Pin Up passou a ser usado entre as décadas 40 e 50, as imagens eram usadas em cartazes, revistas, mas em especial em calendários, que eram muito usados por soldados durante a Segunda Guerra Mundial, que penduravam os calendários, por isso o termo pin up de pendurar, em Inglês. 
Na época, o estilo das pin ups era algo era algo polêmico, considerada até mesmo uma ofensa à sociedade, já que a exposição feminina não era bem aceita, embora tal exposição seja hoje considerada normal, como mostrar as pernas.
Vale a pena destacar que as pin up abordavam o sensual com o inocente, sem ser vulgar, apenas convidativa. Porém, isso mudou nos anos 70, quando a indústria do sexo ganhou força, indo de sensual e inocente, à vulgar e nudez explícita. O que, muitos acreditam, banalizou a imagem do pin up, tornando-se algo voltado à imoralidade, que é o que a mídia dá a entender, embora seja, em sua essência, a sensualidade, inocência e beleza feminina.

Rita Hayworth. Foi uma atriz norte-americana, símbolo do pin up nos anos 40.

O que é Pin Up nos dias de hoje?
Pin up, além de imagem, passou a ser um estilo. Tornou-se algo voltado, principalmente, ao estilo vintage e retrô. Não é mais um símbolo para o movimento feminista, como foi ao longo da história. Mas é claro que esse estilo ainda destaca a sensualidade feminina, mas não tão banalizado quanto a indústria do sexo fez parecer, pelo contrário, as pin ups atuais esbanjam elegância, sensualismo e doçura sem tanta exposição, embora o que o pin up se tornou não desvalorize o que foi nas décadas passadas, muito menos a causa.
O Pin Up foi até mesmo adotado pelas celebs atuais, como Katy Perry e Demi lovato diva pfvr.



Bom meninas, é isso! Eu poderia falar sobre pin up por uma década, já que não é um assunto que possa ser facilmente resumido, há muito por trás do mundo Pin Up. Confesso que gostei muito de pesquisar sobre e pretendo pesquisar mais ainda e trazer informações. Mas agora quero saber a opinião de vocês, o que acharam do estilo Pin Up? Quero opiniões sinceras, comentem!

Fontes: MenteFlutuante Retrô,  Hiero Phant e Pin Ups do Brasil



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016