nome blog

10 de setembro de 2015

Resenha: Não se apega, não - Isabela Freitas


"Desapego não é desamor." 
Cá estou eu com mais uma resenha, e dessa vez é de um livro que acho digno de ser lido por toda garota, viu? Não é um "pega e não se apega" mas um "desapegue do que não te faz bem". Porque insistir em algo que não te faz feliz? Porque ser o que os outros querem se você pode ser você mesma? A Isabela (personagem principal - com o mesmo nome da autora) responde esses e outros questionamentos usando sua história como exemplo e várias frases que eu particularmente achei verdadeiras e inspiradoras.

Ficha técnica
Título: Não se apega, não
Autora: Isabela Freitas
Editora: Intrínseca
Páginas: 250
Sinopse: Desapegar: remover da sua vida tudo que torne o seu coração mais pesado. Loucos são os que mantêm relacionamentos ruins por medo da solidão. Qual é o problema de ficar sozinha? Que me desculpe o criador da frase “você deve encontrar a metade da sua laranja”. Calma lá, amigo. Eu nem gosto de laranja. O amor vem pros distraídos.Tudo começa com um ponto final: a decisão de terminar um namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal PER-FEI-TO! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos. Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, das tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado.

Resenha

Se vocês repararem na imagem do post, meu livro está cheio de post its, marcando trechos desse livro que eu gostei, e dá pra ver que não foram poucos, né? A história começa com Isabela falando sobre seu recém estado de solteira. A partir daí, ela conta sobre seu processo de recuperação pós-término, tentando resistir a tentação de voltar ou de ficar com outro cara. Ela desistiu de um relacionamento de 2 anos e essa não foi uma decisão fácil, afinal, ao tomar essa decisão ela teve que aprender, querendo ou não, a se contentar com sua própria companhia, a ser feliz sozinha, sem estar necessariamente em um relacionamento.

"Eu não sabia o que era dormir sem uma mensagem de boa noite, eu não sabia o que era não ouvir um "eu te amo" todos os dias, não sabia o que era sair de casa sem dar satisfações a ninguém. Eu não sabia o que era viver. Eu não sabia o que era "eu" sem algum "você"."

O que esse livro (maravilhoso, diga-se de passagem) me deixou de reflexão foi: até que ponto alguém insiste em um relacionamento que não faz bem por medo da solidão, ou pior, por se preocupar com o que outros pensaram? Acredite, é a maior besteira insistir num relacionamento assim por medo da solidão ou por medo do julgamento alheio. Uma das coisas que a personagem explica no livro que é uma incrível verdade é que "só é feliz a dois quem já é feliz sozinho", afinal, porque alguém iria querer sua companhia se nem você mesmo a quer?

"Desistir do outro não é fracassar, É ter consciência de que algumas pessoas simplesmente não valem o seu esforço. Se não há reciprocidade não é amor. É insistência."

Ao final, Isabela conta, depois de um ano de solteira, como as mudanças em sua vida foram necessárias e como ela conseguiu "sobreviver" a esse um ano com sua própria companhia. Recomendo este livro sem dúvidas. Ele vale a pena ser lido e relido. Não é um livro de auto ajuda mas me ajudou muito a entender melhor algumas questões sobre relacionamentos e, o melhor ainda, que você não precisa estar em um para ser feliz. Não espere que a responsabilidade de te fazer feliz é de outra pessoa senão sua, busque-a!

Vocês já leram? O que acharam? Pretendem ler? Me contem aqui nos comentários, ok? Mil beijos, princesas!

2 comentários:

  1. Eu estou lendo esse livro no momento e eu to amando, no começo eu identifiquei bastante, e fico super arrependida de lembra que a Isabela veio aqui na minha cidade, fazer sessão de autografo no livro e eu não quis ir, pois achava que o livro era bobagem. Eu adoro as frases, e marco todas no meu livro tambem. Alias, otima resenha, parabens!

    Jamillyduarte.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quem dera eu ter essa oportunidade haha. As frases são mesmo inspiradoras. Fico feliz que tenha gostado, obrigada :D

      Excluir

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016