nome blog

16 de julho de 2016

Resenha: Para todos os garotos que já amei - Jenny Han

Para todos os garotos que já amei é um dos livros citados no meu vídeo Os melhores romances que já li e conta a história de Lara Jean, a típica adolescente do ensino médio, com todas as suas dúvidas, preocupações e sentimentos que essa fase tão intensa proporciona.

Ficha Técnica

Título: Para todos os garotos que já amei
Autor(a): Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 316
Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Resenha

Lara Jean, como uma típica adolescente com os sentimentos a flor da pele, já se apaixonou algumas vezes. Quando sente que precisa esquecê-lo, escreve uma carta onde diz tudo o que gostaria, porém nunca a entrega. Para ela, são uma forma de despedida.  Certo dia, as cartas são misteriosamente enviadas e cada garoto que ela já gostou recebe sua carta.
"Quando escrevo, não reprimo nada. Escrevo como se ele nunca fosse ler. Porque não vai mesmo. Cada pensamento secreto, cada observação cuidadosa, todos os sentimentos que guardei dentro de mim, coloco tudo na carta."
Lara Jean perdeu a mãe cedo e mora com o pai e irmãs. De duas irmãs, ela é a do meio. Kitty é a mais nova e decidida, enquanto Margot é a responsável (com morte da mãe, precisou amadurecer mais rápido) e Lara Jean era a mais tímida. O leitor percebe com sua narrativa que ela vivia na sombra da irmã mais velha (tanto é que se sentiu perdida-e-abandonada quando Margot foi estudar fora). No meio dessa confusão, Lara Jean acaba se envolvendo em um namoro de mentirinha com Peter, um dos garotos que recebeu uma carta, o que faz com que ela precise deixar pra trás a fantasia de menininha e tomar decisões de verdade com pessoas de verdade.
“Acho que agora consigo ver a diferença entre amar alguém de longe e amar de perto. (...). O amor é assustador; ele se transforma; ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa...”
Além de narrar o romance que se desenrola a partir daí, o leitor nota um processo de amadurecimento por parte de Lara Jean. Até então ela era a garota doce, tímida, estudiosa, que até já tinha gostado de alguns caras, mas nunca fez nada a respeito nem concretizou um romance com nenhum deles, isso fazia com que tudo para ela permanecesse no plano das ideias. Quando as cartas são enviadas e Peter e os outros garotos entram em sua vida ela aprende, gradualmente, a amadurecer e tomar suas próprias decisões. O amadurecimento de Lara Jean em todos os âmbitos da vida dela, incluindo a amorosa, nos lembra que a adolescência é a fase mais intensa, em que tudo parece ser o fim do mundo mas que, na verdade, tudo é passageiro.
Me acompanhe: Blog | Canal | Portfólio (fotografia) | Instagram @luuhhmartins | Snapchat martinsluuhh | Facebook
Gostaram? Pretendem ler? Me contem aqui nos comentários! Mil beijos! 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design exclusivo | Cópia proibida © 2016